Home

Escola deve estar preparada para receber crianças e jovens portadores de diabetes

Pais de crianças ou adolescentes portadores de diabetes precisam de amparo da escola para ficar tranquilos enquanto o filho frequenta as aulas. A medição da taxa de glicose, a reposição alimentar adequada ou a aplicação de insulina muitas vezes precisam ocorrer no ambiente escolar.

Infelizmente, como não existe uma regulamentação que exige tais cuidados da escola para com alunos diabéticos, há relatos de estabelecimentos que se esquivam de tal responsabilidade e até mesmo evitam aceitar matrículas de crianças e jovens com diabetes. Medida essa que fere o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Já quanto às escolas que aceitam alunos diabéticos, muitas vezes a dificuldade se dá pela falta de um local adequado para os cuidados especiais (medição da glicose e aplicação da insulina) e/ou de profissionais treinados e capacitados para oferecer orientação à criança ou jovem.

De acordo com dados do projeto DAWN Youth no Brasil, pais de quatro em cada dez jovens relatam que a diabetes impactou o rendimento escolar dos filhos. Por conta da doença, estes jovens faltam às aulas em média uma vez a mais por mês do que o restante dos alunos. Já 10% dos estudantes relatam já ter sentido algum tipo de discriminação no ambiente escolar.

Pensando em melhorar tal situação, a Sociedade Brasileira de Diabetes criou o site Colega Diabético, com informações e dicas sobre tal condição.
(http://www.diabetesnasescolas.org.br/ )

Blog Mude Seus Valores ico-livro