Home

Verão pode ser aliado no combate ao diabetes. Mexa-se!

O verão é um pesadelo para os gulosos e os sedentários! Afinal, fica mais difícil arranjar desculpas para adiar a maior necessidade do controle adequado do diabetes: a mudança de valores! Ou seja, abandonar o sedentarismo e passar a adotar uma dieta leve e equilibrada são medidas obrigatórias.

Aproveite as temperaturas mais quentes para abandonar de vez os pratos gordurosos e os doces, ambos de difícil digestão e muito ruins para o bom controle da taxa de glicemia. Saladas, legumes e frutas da estação, em conjunto com carnes leves grelhadas são uma ótima pedida para o verão (e para o controle do diabetes!).

Claro que o consumo de carboidratos não precisa ser abandonado, mas lembre-se de preferir as massas integrais e de comer tais nutrientes com moderação. Havendo possibilidade, consulte um nutricionista e aproveite para aprender a contagem de carboidratos, fundamental para possibilitar uma dieta mais variada e saudável.

Quanto aos exercícios físicos, o importante também é saber dosá-los. Se você está começando a abandonar o sofá e a televisão, adote caminhadas leves, passeios de bicicleta ou algumas braçadas na piscina, sem exageros. Aos poucos, em especial após conversar com seu médico, vá intensificando os exercícios.

Já os iniciados e devidamente orientados pelo médico (nutricionista e treinador com experiência em atletas diabéticos são recomendados) pode aproveitar o tempo bom para a prática de corridas de rua ou longos passeios de bicicleta.

O importante é não ficar parado, e muito menos se entregar ao desânimo. O controle do diabetes pode ser sinônimo de mudança para hábitos que tragam mais alegria, contatos sociais e satisfação pessoal. Mude seus valores!

Blog Mude Seus Valores ico-livro