Home

Controle adequado do diabetes evita problemas nos rins

Falamos durante a campanha “Diabetes: Mude Seus Valores” de dois problemas de saúde originados pelo mau controle do diabetes: a retinopatia e o pé diabético. É importante agora tratarmos dos problemas relacionados aos rins.

O diabetes mal controlado pode afetar o funcionamento dos rins, e com isso o sangue permanecer com resíduos que deveriam ser eliminados pela urina. O corpo reterá mais água e sal, o que gera ganho de peso e inchaço dos tornozelos. O diabetes também pode afetar o funcionamento dos nervos (neuropatia), o que pode prejudicar o funcionamento da bexiga e também provocar problemas nos rins.

Quando o funcionamento dos rins fica muito prejudicado, diz-se que o paciente adquiriu insuficiência renal crônica. Para que isso não ocorra por conta do diabetes, é preciso manter a taxa de glicemia sempre dentro dos padrões (via insulina e/ou medicamentos e hábitos saudáveis). Também é fundamental manter a pressão sanguínea em parâmetros normais, evitando a hipertensão. Muitas vezes, medicamentos para hipertensão são ministrados em conjunto com o tratamento para o diabetes.

Um exame de sangue capaz de detectar a presença de uma proteína chamada albumina na urina é o primeiro passo para identificar se o diabetes está provocando problemas nos rins. Outro exame, também de sangue, chamado creatinina sérica, também mede a capacidade de filtragem dos rins. Tais exames devem ser realizados anualmente entre os diabéticos.

O aumento da pressão sanguínea e o surgimento de usar mais o banheiro para urinar durante a noite podem ser indicativos de problemas renais. Já sintomas como inchaço dos tornozelos, cansaço e anemia são considerados mais tardios e indicativos de que um médico deve ser procurado com rapidez.

A garantia de um diagnóstico precoce, via exames de sangue e urina feitos regularmente pelos diabéticos, é o melhor caminho para evitar complicações renais. E, claro, o tratamento correto do diabetes, em conjunto com boa alimentação, exercícios físicos e o abandono do cigarro, são fundamentais.

Blog Mude Seus Valores ico-livro